AFA E LA LIGA ASSINAM PARCERIA

AFA assina protocolo com a Liga Espanhola, em Madrid. A formação de jogadores e treinadores, o desenvolvimento de metodologias conjuntas e a entrada num grupo de entidades desportivas de elite são alguns dos benefícios deste memorando.

2019 arrancou em grande para a Academia de Futebol de Angola. Depois de em 2018 ter somado conquistas em campo, os ‘azuis do Morro Bento’ entraram no ano novo a dar cartas fora do país e com um parceiro de excelência.

Javier Tebas (a esquerda) e José Luís Garrido

Esta segunda-feira, 28 de Janeiro, foi assinado um acordo entre a AFA e a La Liga, em Madrid. Uma comitiva encabeçada pelo director-geral, José Luís Garrido, foi recebida por Javier Tebas, presidente da Liga Espanhola, que elogiou a qualidade de jogo das equipas, a organização da Academia e a sua componente social para com os atletas.

Os dois responsáveis credibilizaram os documentos e, assim, se oficializou uma parceria que tem como objetivos a formação de jogadores e treinadores, o desenvolvimento de metodologias de treino conjuntas e a entrada da Academia de Futebol de Angola num restrito lote de excelência para entidades desportivas.

José Luís Garrido não dispensou a presença de Toni Cortés, director-técnico, do assessor jurídico, António Matias, bem como do Conselheiro e ex-seleccionador nacional, Daniel Cata. De realçar que, em representação do Embaixador Angolano acreditado em Espanha, José Luís de Matos, esteve presente Rodrigues António. Já do lado da liga que representa Barcelona, Real Madrid, entre outros gigantes, estiveram também presentes Miguel Ollero, Responsável La Liga Global Network, Ruben Gonzalez, responsável pela La Liga em África e Edmundo Edje, delegado da La Liga em Angola e Moçambique.

Os ‘azuis do Morro Bento’ contam agora com uma ligação privilegiada com os 42 clubes membro da La Liga (1ª e 2ª divisão de Espanha), pelo que, no futuro, será mais fácil para os jogadores angolanos triunfarem num dos melhores campeonatos do mundo.

A AFA é a primeira Academia africana a celebrar um acordo com a Liga Espanhola, o que reforça a credibilização do trabalho realizado diariamente em Luanda. Este memorando marca um ponto de viragem na consolidação e internacionalização da marca AFA além-fronteiras.

Sobre a AFA

A Academia de Futebol de Angola é uma instituição inaugurada em 2013 pelo ex-presidente da República José Eduardo dos Santos, com sede no bairro Morro Bento em Luanda. A AFA tem como objetivo a formação de jovens de ambientes desfavorecidos, utilizando os valores e metodologias do desporto para formar cidadãos exemplares e futuros líderes que possam inspirar as futuras gerações de jovens angolanos.

Para isso, a AFA garante uma alimentação correta para os seus desportistas, além de colocar à disposição dos mesmos treinadores, nutricionistas, professores e psicólogos para garantir um acompanhamento integral no processo formativo do atleta. Apesar da juventude do projeto, várias equipas da AFA tiveram desempenhos de destaque a nível internacional, como os dois títulos conquistados no Torneio Sub-12 de Carballo, em 2017 e 2018. Nestes, sobressaiu o vistoso e disciplinado jogo dos jovens angolanos, que aliam a ginga ‘mwangolé’ à disciplina táctica e de posse de bola.

Leave a Reply