AFA FAZ ‘HAT-TRICK’ EM CARBALLO

AFA FAZ ‘HAT-TRICK’ EM CARBALLO

‘AZUIS DO MORRO BENTO’ VENCEM PROVA INTERNACIONAL SUB-12 PELO 3º ANO CONSECUTIVO

Galiza, Espanha, 10 de Junho de 2019

Pelo terceiro ano consecutivo, a Academia de Futebol de Angola superou rivais de renome e derrotou o todo-poderoso Atlético de Madrid na final por 3-2, para fazer a festa no Torneio Internacional de Carballo de futebol 7, em sub-12.

Com esta conquista, os ‘Azuis do Morro Bento’ entram para a história de um dos torneios internacionais mais conceituados da categoria e ocupam o topo da lista dos clubes com mais vitórias em Carballo, igualando o Atlético de Madrid com 3 triunfos.

Além do título, que será defendido no próximo ano, a AFA viu Eurico Cangajo ganhar o prémio de melhor marcador da competição com 6 golos, 3 dos quais marcados na grande final. De resto, a equipa comandada por Toni Cortés terminou a prova com o melhor ataque, com 16 golos marcados em 9 jogos, em igualdade com o Celta de Vigo.

As duas potências goleadoras encontraram-se nas meias-finas, com a AFA a vencer o Celta por 2-0, num torneio que contou ainda com Deportivo de la Coruña, Sporting Gijón, Athletic Bilbao, entre outros emblemas espanhóis com tradição na formação.

Eurico Cangajo, o homem-golo da AFA em Carballo, agradece a oportunidade e quer repetir o feito no futuro: “Somos os únicos angolanos a participar em torneios internacionais jovens e temos de dizer obrigado pela aposta. Foi muito bom poder marcar os golos que deram o título, agora queremos continuar a ser campeões!”.

“Estivemos muito bem, mostrámos o nosso valor e voltámos a provar que, em África, também é possível formar jogadores com excelência. As conquistas trazem maior responsabilidade, mas é muito bom habituar os atletas a vencer os grandes clubes desde cedo. Somos muito acarinhados por todos quando estamos na Galiza, mesmo vindo ‘roubar’ o troféu”, afirmou José Luís Garrido, Director-Geral da AFA.

Para Domingos Inguila, antiga glória, ex-seleccionador nacional e actual conselheiro da AFA, a participação em torneios deste calibre é fundamental para o desenvolvimento dos jovens jogadores: “Para poderem afirmar-se ao mais alto nível, é vital que os atletas se habituem desde cedo a viajar, a enfrentar clubes como o Atlético de Madrid ou o Celta de Vigo. Enfrentar os melhores faz-nos crescer e é por isso que a AFA aposta em competições internacionais”.

A Academia de Futebol de Angola continua a elevar o nome do país além-fronteiras, através do talento, qualidade e competência dos seus jogadores e conquistou o 3º título internacional da sua ainda curta história.

AFA, formamos e educamos para vencer!

Leave a Reply