AFA aposta na inovação tecnológica

A Academia de Futebol de Angola, em parceria com a Universidade de Évora, em Portugal, está a desenvolver um projecto que envolve tecnologia GPS que permitirá um desenvolvimento e um crescimento maior a nível táctico, bem como de posicionamento e percepção do jogo por parte dos seus atletas.

Actualmente, o sistema de GPS é utilizado no futebol para medir essencialmente níveis físicos, como os quilómetros percorridos, velocidade média, etc., mas os treinadores da Academia de Futebol de Angola, em conjunto com Jorge Bravo e  Hugo Folgado da Universidade de Évora, estão a desenvolver um software que permite a utilização deste sistema, sobretudo, a nível táctico.

Este software permite aos treinadores perceber com exactidão a movimentação colectiva e individual em todos os momentos do treino, podendo, a partir daí, corrigir e fazer entender aos jogadores qual o posicionamento correcto a adoptar. Igualmente, o software permite conhecer as distâncias reais entre os atletas nos diferentes momentos do jogo, assim como outros dados descritivos, como são o número de passes, zonas de perdas de bola, etc. A utilização desta tecnologia nas camadas jovens permite aos jogadores percepcionar, desde muito cedo, o jogo no seu todo e desenvolver-se como um jogador táctico, que sabe sempre o que fazer em campo.

Pioneiros em África

Com a ajuda da Universidade de Évora, a AFA está a fazer história não só em Angola, mas no continente africano, ao desenvolver este software e ao utilizá-lo nas suas camadas jovens.

Para os treinadores da AFA, esta é uma ferramenta que será muito útil, sobretudo tendo em conta o tipo de jogo procurado no Morro Bento. Um dos pilares do futebol exigido na Academia de Futebol de Angola passa pela formação de jogadores inteligentes, capazes de tomar as melhores decisões em todos os momentos do jogo. O facto de os treinadores poderem mostrar aos seus atletas onde erraram posicionalmente e em que momento do jogo, ajuda a criar equipas mais fortes.

Criada em 2013, a Academia de Futebol de Angola continua a proporcionar as melhores condições de treino aos seus atletas e conta agora também com a tecnologia para formar os craques nacionais do futuro.