AFA dá aula na Universidade do Real Madrid

A Academia de Futebol de Angola deu uma formação de 10 horas no Mestrado de Gestão de Futebol na Universidade do Real Madrid, no passado dia 1 de Dezembro. José Luís Garrido, Director-Geral da AFA, e António Cortés, Director-Técnico, foram os responsáveis pela apresentação.

O reconhecimento internacional da Academia de Futebol de Angola cresce a olhos vistos. Depois da primeira conquista internacional alcançada na Galiza, no Torneio de Carballo em Junho deste ano, os ‘azuis do Morro Bento’ alcançaram mais um feito notável, desta feita fora das quatro linhas.

A Universidade Europeia do Real Madrid convidou a AFA para apresentar o seu projecto no mestrado de Gestão de Futebol, especializado na formação e promoção de jogadores.

José Luís Garrido, Director-Geral da AFA, teve como missão apresentar detalhadamente o arranque dos trabalhos da Academia, em 2014, e do desenvolvimento da mesma até aos dias de hoje, explicando as especificidades da estrutura de Apoio Social da AFA, que ajuda a combater as dificuldades sociais que muitos dos seus jogadores vivem.

António Cortés respondeu ao desafio proposto pelo director do Mestrado, David Viejo Romero, e explicou como se monta uma Academia de Excelência em África, numa formação que teve a duração de 10 horas, com sessão teórica e prática.

AFA e Real Madrid estudam parceria

José Luís Garrido destacou a honra pelo convite e confessa ter gostado da nova experiência:

Foi uma aventura muito boa. Ser convidado para dar uma aula num dos melhores mestrados de futebol só acontece porque estamos a trabalhar bem em Luanda. São o reflexo do crescimento e do reconhecimento internacional da AFA. Mostramos que, em África, também se consegue trabalhar na formação com níveis de excelência”, garantiu.

 

O feedback foi tão positivo que a formação deve repetir-se no próximo ano:

Gostava de felicitar pelo projecto que estão a desenvolver em Angola e pela excelente apresentação que nos trouxeram. Os alunos estavam muito curiosos para perceber a diferença de trabalho que se faz na Europa e em África. Já pedimos para voltarem em 2018”, revelou o Director do Mestrado.

 A parceria entre a AFA e o Real Madrid chega também aos terrenos de jogo, já que foi proposto a realização de jogos amigáveis entre os jovens dos dois clubes e está em estudo uma estratégia conjunta de colaboração futura.

Mais uma grande exibição da Academia de Futebol de Angola, desta vez na Universidade, mas o resultado é o de sempre: elevar o nome da bandeira nacional fora de portas.