AFA conquista torneio internacional

A Academia de Futebol de Angola sagrou-se campeã do Torneio Internacional de Carballo sub-12 em Espanha, depois de ter superado clubes como o Real Madrid, FC Porto, Celta de Vigo ou Real Sociedad. Os ‘Azuis do Morro Bento’ conquistaram a sua primeira prova internacional e provaram ao mundo que também se trabalha bem na formação em Angola.

Apenas quatro anos após a sua inauguração, a Academia de Futebol de Angola já bate o pé a alguns dos principais clubes do mundo no que a futebol de formação diz respeito. Se nos primeiros anos conseguiu resultados honrosos, com presença no pódio em alguns dos melhores torneios mundiais, agora a AFA já pode gabar-se de ter conquistado a sua primeira competição internacional e de estar cumprir os objectivos a que se propôs quando foi criada.

Aconteceu em Espanha, na Galiza, entre os dias 9 a 11 de Junho, no Torneio Alevín de Carballo, para o qual a maioria dos clubes só entra por convite.

A prova contou com 9 emblemas, 4 deles galegos (Celta de Vigo, Deportivo de la Coruña, Escolas Luis Calvo –anfitrião – e o Xuventud de Oroso, clube que venceu o ‘qualifying’ do torneio e garantiu o apuramento para a fase final), para além de Real Madrid, Real Sociedad, Sporting Gijón e os ‘estrangeiros’ Futebol Clube do Porto e Academia de Futebol de Angola.

Os 9 clubes enfrentaram-se na fase regular, em sistema de todos contra todos, e a AFA não demorou a mostrar porque razão foi convidada e comprovou as altas expectativas relativamente aos seus jogadores: em 8 jogos, somou 7 vitórias, 1 empate (contra o Real Madrid, apesar da superioridade angolana) e foi a única equipa a terminar sem qualquer derrota.

Nas meias-finais, e por ter sido líder, defrontou o 4º classificado, Real Sociedad, a quem voltou a ganhar, desta feita por 2-1, carimbando a passagem à final. No outro jogo das ‘meias’, Real Madrid e o surpreendente Xuventud de Oroso mediram forças e o conjunto galego foi mais forte que os ‘merengues’ e venceram por 2-0.

Imprensa e público davam os ‘Azuis do Morro Bento’ como favoritos e a verdade é que a AFA não tremeu e goleou a Xuventud por claros 3-0, com golos de Pedro Miguel e Adriano Jaime, que bisou e fechou a contagem com um dos melhores golos do torneio. Em 10 jogos, a AFA marcou 18 golos e sofreu apenas 3.

A disciplina táctica, inteligência colectiva, qualidade técnica individual e o controlo do jogo através da posse de bola são já uma imagem de marca das equipas AFA e surpreenderam treinadores, jornalistas e amantes do desporto-rei.

O reconhecimento internacional da Academia de Futebol de Angola cresce de ano para ano, fruto das participações em torneios no Brasil, Portugal, Espanha e Dubai. Dos desempenhos de 2017, destacam-se o 3º lugar conseguido no torneio da La Liga, disputado no Dubai, e o 5º lugar em Arousa, depois de cair nos penáltis contra o Barcelona e não ter sofrido qualquer derrota no torneio.

O projeto que há 4 anos nasceu em Luanda, que integra, apoia e educa jovens através do futebol, enquanto se preparam as futuras estrelas do futebol angolano, deixou de ser uma promessa e torna-se cada vez mais numa certeza.

A Academia de Futebol de Angola sai com a confiança reforçada de Espanha e com a garantia de já estar no trilho do sucesso. Agora, cabe a treinadores e jogadores trabalhar diariamente para se manter ao nível dos melhores.

Educar e formar para vencer continuam a ser as palavras de ordem numa casa muito bem ordenada.