TORNEIO 2 DE JULHO: AFA ENTRE OS 8 FINALISTAS

Os jogadores da Academia de Futebol de Angola continuam a encantar fora das nossas fronteiras. A AFA mostrou em campo porque razão foi convidada para participar na maior competição sub-15 do Brasil em futebol 11, que contou com 32 clubes, entre os quais os ‘gigantes’ Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Vitória, Bahía ou Sport Recife. A prova realizou-se de 30 de Junho a 11 de Julho, em Salvador da Bahía, Brasil.

Os ‘azuis’ do Morro Bento terminaram a fase de grupos em 1º lugar, depois de 4 vitórias em 4 jogos, com 10 golos marcados e 2 sofridos. Depois de empatar nos oitavos-de-final com o Bahía da Feira a 1, resultado suficiente para avançar para os quartos-de-final, a AFA, enfrentou o Cruzeiro – uma das melhores escolas de formação do Brasil – e, depois de estar a vencer e desperdiçar várias oportunidades, perdeu por 3-2 já perto do final. O conjunto de Belo Horinzonte foi vice-campeão do torneio, enquanto a AFA terminou entre os 8 finalistas, em mais um desempenho muito positivo entre os principais clubes brasileiros.

Osvaldo eleito jogador revelação

O reconhecimento dos nossos atletas, dentro e fora de campo, continua a ser mais um dos destaques de todas as competições e o Torneio 2 de Julho não foi excepção. Para além de destaques nos jornais locais e na Televisão, os prémios também chegaram pelo que se fez dentro de campo: o médio foi eleito o jogador revelação da prova e integra uma lista onde constam nomes como Roberto Firmino ou Alisson Becker, actuais internacionais brasileiros, que já conquistaram este galardão.

“Resposta de carácter num ambiente muito competitivo”

Ricardo Ribeiro, treinador da equipa de Juvenil B da Academia de Futebol de Angola, destacou o desempenho dos seus atletas contra as melhores equipas do Brasil: “Demos mais um passo no crescimento dos nossos jogadores, foi uma experiência muito positiva, num contexto competitivo de alto nível. O nosso objectivo é fazer com que as nossas equipas evoluam e defrontem os melhores e foi bom ver o carácter dos nossos meninos. Foi um prazer estar na Bahía”.

A organização também gostou do que viu, tanto que renovou o convite para a edição de 2019. Os adversários também não ficaram alheios à qualidade dos ‘Azuis do Morro Bento’ e o Cruzeiro convidou a AFA para participar na Cruzeiro Cup, que se vai realizar em Minas Gerais, Belo Horizonte, em Dezembro deste ano. Para além da AFA e do Cruzeiro, participarão também os principais clubes brasileiros e argentinos.

A Academia de Futebol de Angola aposta no presente para garantir o sucesso no futuro!